Conceitos sobre gestão de projetos
Projetos
O trabalho com a gestão de projetos pode ser observado ao longo da história, é impossível imaginar que as pirâmides do Egito tenha sido construída sem que houvesse um projeto, assim como o homem nunca teria chegado a lua (e voltado) se não tivesse planejado e executado um projeto.
Desafios no cenário atual
Poderíamos destacar inúmeras mudanças externas que impactam as organizações e seus colaboradores, muitas organizações e indivíduos não se encontram preparados para suportar esses mudanças, os mais aptos sobreviverão; o que é um fato.
Alguns fatores externos que impactam diretamente a Empresa:
- Globalização;
- Parcerias;
- Compressão do ciclo de vida dos produtos;
- Desenvolvimento 3° mundo;
- Downsizing;
- Foco em resultados;
- Pequenos projetos, grandes problemas;
- Explosão do conhecimento;
- Recursos e mercados escassos.
Estratégia
A estratégia deve orientar os esforços em toda a organização
Um sistema produtivo
Integrando os recursos existentes na organização podemos obter maiores ganhos de produtividade, com os vários especialistas das diversas áreas funcionais da organização, por exemplo:
- Finanças
- Pesquisa e Desenvolvimento
- Comercial
- Operações
- Logística
- Jurídica
- Marketing
Definição de Projeto
“É um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim definidos, conduzido por pessoas, de maneira progressiva, para atingir metas estabelecidas e respeitando parâmetros de prazo, custo e qualidade.” (Menezes, 2009)
Projeto é um empreendimento e necessita de alguém, no caso o gestor do projeto para fazer com que ele saia do papel e se torne uma realidade. É fundamental para o sucesso um patrocinador que apoie o projeto.
O Projeto deve apresentar um início bem definido, assim como ter um fim (colocar um “ponto-final”) em sua condução, ter rituais e documentos que definam estes momentos é extremamente importante.
Níveis de projeto
Projetos e sua documentação.
Um exemplo do trabalho com dois níveis de projeto:
- Nível 1: projetos simples, exigem documentação básica, mais singular, para atingir seus objetivos. Foco em prazos, entregas e orçamento;
- Nível 2: projetos maiores, exigem documentação mais complexa para planejar e controlar aspectos mais amplos. Foco em prazos, entregas, orçamento, gastos, riscos e comunicação.
O que não é projeto
- Rotinas administrativas e operacionais
- Essencialmente repetitivas
- Não tem limite de tempo
O Gerente do Projeto
O gerente do projeto deve ser identificado e escolhido ainda na fase de concepção do projeto.
Deve apresentar as seguintes habilidades:
- Liderança
- Comunicação efetiva
- Negociação e solução de conflitos
- Resolução de problemas
- Motivação
- Influência na organização
- Flexibilidade para mudanças
Os 2 perfis de empresas
As organizações definem sua estratégia e tipos de negócios em função de ambientes politico, global economico, social etc;
Em seguida suas estratégias corporativas para então, utilizando-se das áreas internas das empresas, organizar recursos para apoio aos seus objetivos;
As empresas podem ser:
- Process Driven (rotinas fortes)
- Project Driven (ambiente de incertezas)
Rotinas são conhecidas, dominadas, contínuas e ilimitadas.
Projeto: incerto, puntual e finito.
- Esforço é temporário
- O Resultado é único
- Diversas áreas
- Objetivos pré estabelecidos
- Necessidade constante de adaptações
- Foco em prazos, custos e qualidade
- Ganho de produtividade
Definição: É um empreendimento com características próprias, com início e término definidos, que é conduzido por pessoas, de maneira progressiva para atingir objetivos estabelecidos dentro dos parâmetros de prazo, custo e especificações fixados.
A necessidade que gera os projetos e a sequencia até o planejamento:
- Demanda;
- Necessidade;
- Idéias;
- Ciclo de vida do projeto;
- Estrutura organizacional;
- Cronograma de barras (Gantt);
- Rede de atividades;
- WBS;
- Recursos e gráfico de Gantt;
- Baseline do projeto;
- Processo de avaliação do projeto;
- Planejamento.
Baselines do Projeto
Objetivo e Escopo
Escopo é a abrangência do projeto quanto a produtos, atividades e fases.
Objetivo é SMART:
S – Específico
M – Mensurável
A – Acordado por todos
R – Realista
T – Tempo
Os 3 pilares do projeto
- Patrocinador > Interesses e viabilidade;
- Gestor > Planejamento, integração e responsabilidade. É o líder!
- Equipe > Conhecimento, execução, qualidade,escopo e garantias.
Etapas e Ciclos de um projeto
- Conceituação
- Estruturação (Planejamento)
- Execução
- Conclusão
* Monitoramento e controle estão presentes durante todo projeto.
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