Conceitos sobre gestão de projetos

Projetos

O trabalho com a gestão de projetos pode ser observado ao longo da história, é impossível imaginar que as pirâmides do Egito tenha sido construída sem que houvesse um projeto, assim como o homem nunca teria chegado a lua (e voltado) se não tivesse planejado e executado um projeto.

Homem na Lua

 

Desafios no cenário atual

Poderíamos destacar inúmeras mudanças externas que impactam as organizações e seus colaboradores, muitas organizações e indivíduos não se encontram preparados para suportar esses mudanças, os mais aptos sobreviverão; o que é um fato.

Alguns fatores externos que impactam diretamente a Empresa:

  • Globalização;
  • Parcerias;
  • Compressão do ciclo de vida dos produtos;
  • Desenvolvimento 3° mundo;
  • Downsizing;
  • Foco em resultados;
  • Pequenos projetos, grandes problemas;
  • Explosão do conhecimento;
  • Recursos e mercados escassos.

Estratégia

A estratégia deve orientar os esforços em toda a organização

orientação da estratégia na gestão de projeto

Um sistema produtivo

Integrando os recursos existentes na organização podemos obter maiores ganhos de produtividade, com os vários especialistas das diversas áreas funcionais da organização, por exemplo:

  • Finanças
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Comercial
  • Operações
  • Logística
  • Jurídica
  • Marketing

Definição de Projeto

“É um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim definidos, conduzido por pessoas, de maneira progressiva, para atingir metas estabelecidas e respeitando parâmetros de prazo, custo e qualidade.” (Menezes, 2009)

Projeto é um empreendimento e necessita de alguém, no caso o gestor do projeto para fazer com que ele saia do papel e se torne uma realidade. É fundamental para o sucesso um patrocinador que apoie o projeto.

O Projeto deve apresentar um início bem definido, assim como ter um fim (colocar um “ponto-final”) em sua condução, ter rituais e documentos que definam estes momentos é extremamente importante.

Níveis de projeto

Projetos e sua documentação.
Um exemplo do trabalho com dois níveis de projeto:

  • Nível 1: projetos simples, exigem documentação básica, mais singular, para atingir seus objetivos. Foco em prazos, entregas e orçamento;
  • Nível 2: projetos maiores, exigem documentação mais complexa para planejar e controlar aspectos mais amplos. Foco em prazos, entregas, orçamento, gastos, riscos e comunicação.

O que não é projeto

  • Rotinas administrativas e operacionais
  • Essencialmente repetitivas
  • Não tem limite de tempo

O Gerente do Projeto

O gerente do projeto deve ser identificado e escolhido ainda na fase de concepção do projeto.
Deve apresentar as seguintes habilidades:

  • Liderança
  • Comunicação efetiva
  • Negociação e solução de conflitos
  • Resolução de problemas
  • Motivação
  • Influência na organização
  • Flexibilidade para mudanças

Os 2 perfis de empresas

As organizações definem sua estratégia e tipos de negócios em função de ambientes politico, global economico, social etc;

Em seguida suas estratégias corporativas para então, utilizando-se das áreas internas das empresas, organizar recursos para apoio aos seus objetivos;

As empresas podem ser:

  • Process Driven (rotinas fortes)
  • Project Driven (ambiente de incertezas)

Rotinas são conhecidas, dominadas, contínuas e ilimitadas.
Projeto: incerto, puntual e finito.

  • Esforço é temporário
  • O Resultado é único
  • Diversas áreas
  • Objetivos pré estabelecidos
  • Necessidade constante de adaptações
  • Foco em prazos, custos e qualidade
  • Ganho de produtividade

Definição: É um empreendimento com características próprias, com início e término definidos, que é conduzido por pessoas, de maneira progressiva para atingir objetivos estabelecidos dentro dos parâmetros de prazo, custo e especificações fixados.

A necessidade que gera os projetos e a sequencia até o planejamento:

  • Demanda;
  • Necessidade;
  • Idéias;
  • Ciclo de vida do projeto;
  • Estrutura organizacional;
  • Cronograma de barras (Gantt);
  • Rede de atividades;
  • WBS;
  • Recursos e gráfico de Gantt;
  • Baseline do projeto;
  • Processo de avaliação do projeto;
  • Planejamento.

Baselines do Projeto

baseline de projetos

Objetivo e Escopo

Escopo é a abrangência do projeto quanto a produtos, atividades e fases.

Objetivo é SMART:

– Específico

M – Mensurável

A – Acordado por todos

R – Realista

T – Tempo

Os 3 pilares do projeto

  • Patrocinador > Interesses e viabilidade;
  • Gestor > Planejamento, integração e responsabilidade. É o líder!
  • Equipe > Conhecimento, execução, qualidade,escopo e garantias.

Etapas e Ciclos de um projeto

  • Conceituação
  • Estruturação (Planejamento)
  • Execução
  • Conclusão

* Monitoramento e controle estão presentes durante todo projeto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.