E-mail Marketing ainda é uma das melhores opões em marketing online
E-mail marketing sem estratégia não funciona. É uma ótima ferramenta e uma das melhores opções se utilizada corretamente, porém não se deve confundir a pratica de SPAM com e-mail marketing.
E-mail marketing sem estratégia
Com a alta procura e utilização do e-mail marketing pelas empresas no Brasil e no mundo é preciso ter alguns cuidados para que essa excelente ferramenta seja de fato eficiente. Pela falta de informação ou experiência, muitos acabam praticando o e-mail marketing sem nenhuma estratégia e com isso acabam praticando SPAM, incomodando diversas pessoas alem de desperdiçar recursos.
A prática do e-mail marketing deve ser planejada, ter objetivos e ser mensurada, sempre com foco em um determinado público alvo que tenha afinidade e interesse em receber a mensagem.
Pesquisas recentes ainda mostram que no e-commerce o e-mail marketing ainda é a ferramenta que mais gera receita, apresentando uma alta taxa de conversão. Isso acontece por que muitas empresas sérias desse segmento sabem como utilizar essa ferramenta e tentam reduzir ao máximo o envio de e-mails indesejáveis, respeitando os consumidores e sempre oferecendo promoções “potencialmente” interessantes.
Ainda assim, essas empresas oferecem de maneira simples e prática uma forma para o cliente se descadastrar quando ele quiser, sem “pegadinhas” ou dificuldades.
Algumas dicas básicas
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- Mantenha a lista de contatos atualizada;
- Não compre listas de contatos pela internet, isso é literalmente uma “furada”;
- Ofereça sempre uma opção simples e fácil para descadastro;
- Tenha sempre objetivos e mensure suas campanhas;
- Ofereça o Opt-in, o cliente só deve receber o e-mail marketing caso ele realmente deseje;
- Utilize a fanpage da empresa no Facebook para criar listas.[/list]
Definição do E-mail marketing
O E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta para executar ações de Marketing Direto, pela sua facilidade e “baixo custo”, atinge um grande número de pessoas em pouco tempo.
Principais vantagens
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- Direto, pois você define a mensagem que será enviada diretamente a usuários potenciais;
- Mensurável, pois você pode medir conversão, cliques, falhas de envio, endereços inválidos, mensagens abertas e etc.;
- Viral, simplesmente possível amigos encaminhar para outros sucessivamente.[/list]
Planejamento de e-mail marketing
Antes de executar uma ação de e-mail marketing, você deve fazer um planejamento, mesmo que simples, ao menos para responder algumas perguntas:
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- Falar sobre o quê?
- Enviar para quem?
- Como enviar?
- Como analisar o retorno?[/list]
8 etapas do Planejamento
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- Objetivo da ação;
- Tipo de campanha;
- Definir o público-alvo;
- Compor a mensagem;
- Selecionar os destinatários;
- Testar e aprovar;
- Enviar;
- Mensurar.[/list]
Mesmo que ainda muitos empresários usem indiscriminadamente o e-mail marketing, enviando mensagens a muita gente, sem nenhum objetivos e nenhuma mensuração de resultados, comprando listas de e-mails e enviando sem nenhum critério (caracterizado como SPAM), essa ferramenta ainda compensa. Muitos não acreditam mais no e-mail marketing pois já temos uma geração que nem lê e-mail mais.
Mas se for utilizada corretamente e planejada, essa ferramenta pode ser muito eficiente, as taxas de cliques das campanhas de e-mail marketing são mais de 10 vezes maiores que as mídias sociais.
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