Tendências

As buscas estão virando conversas

À medida em que a tecnologia se torna mais intuitiva, nós adaptamos a forma como interagimos com ela. Observamos que cada vez mais as pessoas estão fazendo buscas como se estivessem conversando, o que permite perguntas mais precisas, específicas e pessoalmente relevantes sobre os produtos e serviços nos quais estão interessadas. Conseguir respostas de maneira rápida e eficiente não só economiza tempo, mas também nos dá a confiança de que estamos obtendo exatamente o que precisamos.

Sabemos que as pesquisas por interesses individuais específicos, ou buscas “para mim” estão cada vez mais frequentes. Chegou a hora de falar sobre as buscas com o uso de uma linguagem mais natural, como se as pessoas estivessem pedindo conselho a alguém, usando “eu” na pergunta.

Nos Estados Unidos, ao longo dos dois últimos anos:

1. As buscas mobile com o termo “eu preciso” cresceram mais de 65%. Por exemplo, “de quanto eu preciso para me aposentar?”, “que tamanho de gerador eu preciso?” ou “quanta tinta eu preciso?” 1

2. As buscas mobile com o termo “eu deveria” cresceram mais de 65%. Exemplos: “que laptop eu deveria comprar?”, “eu deveria comprar uma casa?”, “que fator de proteção solar eu deveria usar?” ou “o que eu deveria comer no jantar?” 2

3. As buscas mobile com o termo “eu posso” cresceram mais de 85%. Por exemplo, “eu posso usar Paypal na Amazon?”, “eu posso comprar selos no Walmart?” ou “eu posso comprar um assento num voo para o meu cachorro?” 3

Fonte: Dados internos do Google, EUA, Jul–Dez 2015 vs Jul–Dez 2017.

Não é só uma questão de usar termos como “eu posso” ou “eu deveria”. Há dois anos, as pessoas faziam perguntas mais simples para achar o que procuravam, geralmente digitando o nome do serviço ou produto e alguma coisinha a mais. Hoje, além das pesquisas objetivas, notamos que algumas buscas estão ficando mais específicas e coloquiais em várias categorias:

1. Finanças: de “conta bancária” e “abrir conta bancária online” para “o que eu preciso para abrir uma conta bancária?”

2. Cuidados pessoais: de “melhor shampoo” e “[marca de shampoo]” para “que shampoo eu deveria usar?”

3. Automóveis: de “marcas de carro” para “que carro eu deveria comprar?”

4. Imóveis: de “calculadora de financiamento” e “taxas de financiamento” para “que chances eu tenho de conseguir um financiamento?”

E o que isso significa para os anunciantes? Que não importa se a intenção da pessoa é óbvia ou parece mais com um pedido de conselho, você deve criar respostas que atendam às diferentes necessidades dos clientes. Para fazer isso:

  • Como os consumidores estão cada vez mais à vontade com a tecnologia, considere usar uma linguagem mais natural e criar experiências intuitivas em todos os canais digitais.
  • Na sua estratégia de search, vá além das palavras-chave e expressões geralmente associadas ao seu negócio, e considere frases mais coloquiais, que os clientes podem estar usando para encontrar você.

Artigo originalmente publicado em Think with Google

Fabiano Ferreira

Graduado em marketing com pós graduação em gestão de negócios e MBA em Marketing Digital pela HSM, é desenvolvedor e webmaster, fundador da agência ATF Marketing, apaixonado por tecnologia. Acumula certificados como Mestre em Administração e Marketing Digital, Google Analytics Internacional, Google Ads Brasil e outros.

Share
Published by
Fabiano Ferreira

Recent Posts

Google Ads para Médicos: Mais pacientes com anúncios no Google

Na era digital, aparecer nos resultados de busca é essencial para quem deseja crescer na…

6 dias ago

SEO para Médicos: aumente sua visibilidade no Google

Na era digital, a busca por serviços médicos começa, quase sempre, com uma simples pesquisa…

7 dias ago

Benefícios de um blog médico: atraia mais pacientes e construa autoridade

Como um blog pode fortalecer sua presença digital e aumentar o número de consultas No…

1 mês ago

LGPD na área da saúde: o que clínicas e médicos precisam saber

Como garantir a conformidade e proteger os dados dos seus pacientes A Lei Geral de…

1 mês ago

Como criar conteúdo otimizado para o seu site: Um guia prático

Criar um conteúdo otimizado é essencial para que seu site tenha um bom desempenho nos…

2 meses ago

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes com estratégias digitais

O marketing médico se tornou essencial para profissionais da saúde que desejam aumentar sua visibilidade…

1 ano ago