Categories: Artigos

5 Razões para utilizar o Authorship do Google

Utilize o Authorship para vincular todo o conteúdo publicado em algum domínio com seu perfil do Google+.

O que é Authorship?

O Authorship (marcação de autoria) é o método do Google para exibir informações de autoria dos artigos publicados nos resultados das pesquisas, é por exemplo o método como o Google identifica um autor chamado “John Martin” em um pesquisa pelo termo “Seo Martin”:

É através desse método o Google reconhece que uma pessoa chamada John Martin publicou um artigo. A utilização correta do Authorship pode influenciar no posicionamento do seu site por diversas razões.

O Authorship ajuda você a se destacar nas pesquisas

Mesmo ainda que apenas essa marcação não seja determinante ou não irá influenciar diretamente nas posições dos resultados (ainda é necessário criar ótimos artigos de qualidade), isso irá ajudar a você obter um destaque. A marcação de Authorship teve um grande impacto no final de 2011, aproximadamente dois meses depois do lançamento do Google+. Muitos autores elogiaram essa marcação pelo impacto causado nas pesquisas. Por exemplo, faça uma pesquisa para “a importância de um site mobile”, provavelmente irá ter o seguinte resultado:

Em qual resultado você clicaria? Com certeza os títulos são relevantes e tentadores mas o fato de aparecer a marcação de autor no resultado (sim, fiquei satisfeito com o resultado) faz com que o meu artigo se destaque entre todos os outros. Como você pode estar pensando, a utilização dessa marcação de autoria (Authorship) geralmente aumenta a taxa de cliques (CTR) do seu site, aumentando o número de cliques (Conversão) em seus links quando aparecem no resultado de uma pesquisa (Impressão).

Por que o Google criou a marcação de autoria?

A marcação de autoria e o Google+ estão caminhando juntos  para uma plataforma de identificação, seu perfil do Google+ (uma longa sequência de números, como um documento de identidade ou carteira de habilitação) e está se tornando sua assinatura digital.
Basicamente a intenção do Google é saber se você é um ser humano real (se não é uma máquina programada para tentar manipular os resultados) e com isso acabar com o anonimato e o spam, a intenção é considerar você como alguém disposto a colocar seu nome, assinar o conteúdo produzido e compartilhado.

Razões para utilizar o Authorship

São diversas as vantagens e benefícios em utilizar o Authorship, desde oferecer uma melhor experiência ao usuário como obter mais visualizações em seus artigos, seguem os 5 benefícios principais:

  • Maior taxa de cliques – Algumas pesquisas demonstraram que isso pode aumentar em até 150% a taxa de cliques, exatamente como aconteceu com Catalyst.
  • Maior visibilidade – Sua foto no resultado irá chamar mais a atenção dos usuários, se destacando e tendo maior visibilidade, veja uma pesquisa sobre a influência das imagens em títulos.
  • Maior visualização por página – A foto e o nome que aparecem no resultado, estão “linkados” ao seu perfil do Google+, ao perceber algum interesse do usuário em seu perfil, o Google irá oferecer ao usuário uma lista com seus artigos.
  • Maior credibilidade – O fato de você ter “assinado” sua publicação passa mais credibilidade aos usuários, como disse David Gould, “para os usuários isso reforça a ideia que o resultado é respeitável, que não se trata apenas de um resultado de manipulação robótica de SEO.
  • Estabelece autoridade – Um autor com 27.700 seguidores no Google+ será reconhecido com mais autoridade do que um autor com 2,700 seguidores, não é perfeito mas é o que acontece, é a forte influência das redes sociais.

Entre outros benefícios podemos ainda destacar a verificação de comentários e artigos (Guest Posts) publicados em outros blogs através do seu perfil, bom posicionamento para diversos tópicos e ainda, a vantagem de se destacar e de diferenciar-se de outros autores com o mesmo nome ou nome similar.

O que fazer agora?

Agora você só precisar fazer 2 coisas, primeiro você deve solicitar a marcação de autoria para seus conteúdos, siga esses passos no suporte para Informações de Autoria nos resultados do Google. Então depois, me siga no Google+, estou sempre publicando novidades sobre marketing digital, astronomia e outros assuntos ;) .

 

Fabiano Ferreira

Surfista e Nerd especialista em soluções para e-commerce e marketing no ambiente digital, desenvolvedor e webmaster, apaixonado por tecnologia. Com mais de 200 mil horas trabalhadas em mais de 400 projetos online. Acumula certificados como Mestre em Administração e Marketing Digital, Google Analytics Internacional, Google AdWords Brasil e outros.

Share
Published by
Fabiano Ferreira

Recent Posts

Marketing médico

Marketing Digital é um conjunto de técnicas do marketing tradicional aplicadas no ambiente digital. Existem…

9 meses ago

As buscas estão virando conversas

À medida em que a tecnologia se torna mais intuitiva, nós adaptamos a forma como…

6 anos ago

Adwords: SEO ou PPC?

Ao tomar decisões sobre como investir seu tempo e dinheiro em marketing digital, há algumas…

7 anos ago

SEO e YouTube: uma parceria em crescimento

E qual será o futuro do SEO? É um questionamento comum a todos os profissionais…

10 anos ago

Google irá “favorecer” sites responsivos

Para oferecer uma melhor experiência ao usuário, o Google anunciou em seu blog oficial que…

10 anos ago

Como aprovar e responder comentários no WordPress

Aprenda como responder, aprovar ou excluir comentários em seu site ou blog desenvolvido na plataforma WordPress.…

10 anos ago